segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Boas-vindas à Democracia Chinesa?

!
Era lenda, era piada, era motivo de chacota e muita gente me irritou com essa história no auge da minha adolescência. Fui bem iludida, era o meu auge Gunner e minha diversão aos 11 anos era assitir o Use You Illusion I e II e ficar dançando como o Axl Rose em Mr. Brownstone. Eu era feliz, e bem esperançosa. Até que um belo dia minha esperança acabou, quando vi que mais uma vez o Chinese Democracy não ia sair. Ok, tenho 19 anos e continuo na esperança, apesar de agora não ser mais apenas uma fã com o coração quebrado -oh!


Guns N' Roses na formação clássica de 88

Como boa aspirante à colunista musical que pretendo ser, me sinto no direito de fazer uma análise sobre algumas músicas do Chinese Democracy, que dessa vez tem o lançamento previsto para dia 23 de Novembro. E infelizmente, eu queria ter a cabeça Gunner que tinha há 7 anos atrás. Queria continuar com a minha plataforma de defesa de "ahh, porque não apoiar o trabalho novo de um artista consdagrado e velho?" mas pelo que me parece, com o Chinese a minha opinião infelizmente vai mudar. Tem músicas muito boas, mas Axl poderia ter feito melhor nesses anos todos, contratando Sebastian Bach, Brian May (e cortando a participação dele na última edição do álbum ¬¬) e tantos outros. What a shame.


Sebastian Bach, do Skid Row (mais acabado que Axl, que deprimente) e Axl atualmente.

Nunca na minha vida contestarei o talento de Axl como vocalista-falsetes aí- compositor e principalmente como show-man. Mas ele não é mais o mesmo. Também pudera, já se passaram 14 anos desde o fim oficial do Guns N' Roses e o lançamento do último álbum (tirando os greatest hits e derivados), The Spaghetti Incident?
Ele perdeu voz, e muito, apesar de sempre ter sido contestado quanto isso, seus falsetes (originalmente Axl é segundo barítono, mas chega a tenor num piscar de olhos). Mas o quê se percebe no Chinese Democracy, em músicas como The Blues, Better e Catcher in the Rye é que ele pelo menos andou estudando música.

Guns N' Roses- The Blues (áudio)



Guns N' Roses- Better (Rock Am Ring 2006)

Obviamente o álbum não será nenhum Appetite for Destruction, mas já marcou época. Polêmica nunca faltou e provavelmente não faltará. Mas acho que falta esperança para os que desencantaram com o senhor William Bailey, vulgo Axl Rose ou Oral Sex em um anagrama qualquer. O Guns N' Roses marcou a história do rock com um dos álbuns mais louváveis do Hard Rock 80's, é a banda do gênero que mais possui fãs no Brasil e sem dúvida alguma uma das melhores. Já o "Guns Only Rose" não sei o que promete, mas não me surpreendo se não for muito.

Para os saudosistas, fiquem com o Guns até 94, aquele com Slash, que não fez nada a não ser copiar Joe Perry (com menos técnica, for sure), criar riffs históricos e músicas belíssimas - reza a lenda que November Rain foi escrita em 15 minutos (!)- , Duff Mckagan, o primeiro baixista da hard rock que originalmente era baterista do novo grunge de Seattle(woo-hoo!), Izzy Stradlin e sua guitarra-base marcada e Steven Adler, o brilhante baterista que quase arruinou com a banda no auge. Sim, a formação clássica que é a melhor. Fiquem por lá, é melhor. Já que esses renascimento de bandas andam me decepcionando, pegarei mesmo o meu vinil e voltarei para os anos oitenta, onde a grama era verde e as garotas eram bonitas, como dizia o bom e velho Axl...

Mas a minha esperança Gunner persiste e espero algum dia em breve fazer um post rasgando-me em elogios para essa nova-velha Democracia Chinesa.

6 comentários:

Anônimo disse...

Cara, esse "novo" álbum deles é lendário... nunca é lançado! Se eu não me engano, todas as músicas desse novo disco já vazaram pela internet, exceto uma (eu acho).
O Guns fez história. Só espero que eles não virem história...

E ah! Tay, tiro o meu chapéu pra vc. Vc saca muito de música!

Jananda. disse...

Ainda acho que algum trunfo deve haver dentre as músicas que não foram divulgadas. E, gostei das que ouvi. Não são músicas óbvias, daquelas com riffs melodiosos em escalas que grudam como disco riscado na nossa mente - nunca será a mesma coisa sem o Slash. Mas, têm um lado de bom trabalho. *Chega dia 23*

PS: Senhorita Tay, não sou eu que devo me envergonhar do meu post,oks? Arrasa lourona!huhu

Flávia disse...

oh Tay, só você mesmo para me fazer escutar rock! Agora, eu tô ouvindo até Mettalica - quem diria né!
Beijo amiga, minha diva do rock´n´roll!

Carla disse...

Ótimo post, creuza! To de cara como o Sebastian Bach ta acabado! deooos!

=B

Bruna Sperandio disse...

Ai...
meu pai...
o que é o Sebastian com cara de barbie de 66 anos????
Ai, que pena que o tempo passa...
e ao invés do - bom?- Guns, temos agora isso.hauhuahahah.
Eu heim.
Que o tempo passe menos doloroso p mim.
E viva o cabelo ruivo de Axl.

Bruna Sperandio disse...

AH, TÁ...
COMENTÁRIO DE KEM?
DA ZUCA.
BJU TAY.