sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Por favor, matem a Rainha.

Se o meu pai soubesse o que é um blog, acessar a internet sem me gritar de 15 em 15 minutos e se ele não perguntasse por que não consegue entrar no e-mail dele com outra senha, ele estaria bem orgulhoso com esse post. Ah sim, ele muito menos sabe o que é post. Mas se ele visse sobre quem eu vou falar agora, tudo se esclareceria, por ser A Kind Of Magic. A banda rainha do planeta para mim, para ele e para muitos, desde gregos a troianos, desde ingleses a latinos.



Ao ler o news poppin e o post da Gabee sobre o Duran Duran, lembrei do papai Freddie (meu pai era parecido com o Freddie Mercury quando novo, até chegaram a confundi-lo no aeroporto) e da minha infância. Eu cresci ouvindo Queen, com vinis e VHS pela casa e com a linda melodia de Love of My Life, que segundo o meu genitor, é a música mais linda do mundo. Foi inclusive uma das primeiras músicas que aprendi nas aulas de teclado, a música da minha primeira apresentação e foi com a voz de Fred que aprendi o que era tenor.


As notas mais altas antingidas por Freddie:



Too Much Love Will Kill You (com Pavarotti):



Mas, infelizmente, ele se foi. Um dos maiores vocalistas da história do Rock se mandou para o céu –não que fosse santo, tampouco mortal- nos deixou com sede de Queen. E salve, salve! Outros dois integrantes da banda, Brian May e Roger Taylor resolveram reaparecer. Então, acharam o Paul Rodgers perambulando por aí, lembraram-se que Freddie tinha uma admiração monstruosa pelo cara e resolveram refazer o... Queen. Tudo isso para fazer nascer a ira de Tay Lee. Brincadeiras à parte, não posso dizer nunca que a banda é ruim, até que porque com músicos desse calão e com músicas ainda mais magnânimas, até eu como vocalista faria sucesso – é, eu disse brincadeiras À PARTE. Admitamos porém que a causa é nobre, pois segundo Brian, a renda arrecadada com a venda do novo CD será revertida para pesquisas que buscam a cura da AIDS, causa da morte de Mercury. Mas não acho que isso sirva de desculpa para uma banda que tinha então, acabado desde o lançamento do Made In Heaven voltar com a intenção de faturar um trocado às custas da fama de outrora. Por que não outro nome, músicas novas ou qualquer outra novidade? Seria a hora da rainha largar o manto, manter a humildade e seguir a regra como outras bandas. O Velvet Revolver serve de exemplo, já que mesmo com um o Hard Rock como base para as suas músicas, a semelhança nominativa (o “Guns” e o “Revolver”) e sem vocalista segue, original, boa, e o melhor, com músicas novas.

Talvez seguir a receita seja mais fácil... mas que tal uma interpretação ao menos, Rodgers? Até o Taylor e o May te ajudaram, não dava pra fazer melhor não?Afinal de contas, cantar para o Queen não é pouca bosta.

Assista e compare:


Under Pressure com Paul Rodgers (thanks Brian for the high notes):



Under Pressure com Freddie Mercury (aaaaaahhh!):



Não quero acreditar que seja apenas ganância, também não quero fazer a Paola Bracho (obrigada pelo presente DEEVA, meegs) e dizer que é péééssimo o novo “Queen”. Só acho que tudo tem seu tempo, e do da rainha se acabou. The Queen is dead, como bem disse o The Smiths.



Ah sim, e para não passar batido, um diálogo familiar:

Tay Lee:

-Paaaaai, tá, eu sei que você vai esbravejar, mas vai ter show do Queen aqui no Brasil! Vamos?


Papai Freddie wannabe:

-O que?


Tay Lee:

-É pai, lá em São Paulo, se nos programarmos dá certo! Pelo menos pra ver o Brian...


Papai Freddie wannabe:
-Aquilo não é Queen.

6 comentários:

Jananda. disse...

Achei esse seu melhor post! Porque falou do Queen com emoção, defesa, e, porque colocou o diálogo hilário do seu papis =D
mas ahhhhhhhhhhhhhh
triste, neh, Migs... =(
triste chegar a um ponto desse. Nós aqui, órfãs do grande showmem lindo-perfeito do Freddie, e esse cara sem um pingo desconfiômetro! O.O
Assim não dá! Quero que para já!
E sim, Love Of my Life é a música mais linda do mundo. Depois de Love Bytes, claro.

Jananda. disse...

até comentar dá erro. hunf! desculpe.

ps: dá uma olhada no meu post do motão! pra vc, migs.

Unknown disse...

gentemm, tayyy, te adoro, te idolatro!

AMAY O POST FOREVER, concordo com jananda, foi seu melhor post.

não consigo compreender, muito menos aceitar o paul rodgers cantando no queen. inclusive falei sobre esse show no Brasil num dos meus primeiros posts no newspoppin, sobre a invasão 80's.

já era, queen! freddie mercury era a alma daquela banda... essa tentativa de ressureição é mais uma prova de que uma banda aposentada não se sustenta apenas pelo nome, se falta alguém que dava o TCHAN no negócio.

seria como ressucitar o nirvana, sem o kurt. ou o pink floyd sem o roger waters (que ainda não morreu, mas que declarou não voltar à banda). ou mesmo o genesis sem o peter gabriel (outro que não morreu e embora eu seja fãaaaaa de phil collins).

não dámm.

beeeijo, Lee!

Anônimo disse...

Queen? Peraí, ressucitaram a rainha?

What fucking porra is that???

(I want to breake free...)

Carla disse...

Magistral, Tay, magistral! Já te disse e reafirmo que concordo com Jajá e Monique: teu melhor post!
O mais inspirado, cheio de sentimento.

Ah, e "meu pai ama Queen e não sabe o que é um blog" - 3 votos! hoho

;*

Sarah F. T. disse...

"buscam a cura da AIDS, causa da morte de Mercury", desculpe-me mas não resisti... AIDS não mata... :P As doenças oportunistas que matam. ;)
Mas fora isso tudo lindo. Post altamente sentimental e lindo, como já disseram as meninas... Mas tenho que dizer que esse retorno do Queen, como mesmo nome e mesmo repertório, deve-se mais a atual modinha do retorno old school do que a ganância, pelo menos é o que eu acho...
E eu gostei, se não estivesse fazendo economia já estaria lá para ver o show em sampa! ;)
Beijocas