quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Reclama, sopra... mas no final, todo mundo come uma farofa! III

Segundo a Wikipédia, o conceito de hierarquia é:

"A ordenação de elementos em ordem de importância. Mas pode significar mais especificamente:

A distribuição ordenada dos poderes.

A graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização, instituição ou Igreja.

A ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição".

Pegue a quarta definição. Agora pense na Farofice que me propus a falar essa semana. Se a imagem que tem vem à cabeça é essa...

Parabéns, a minha lavagem cerebral sobre o Hair Metal Oitentista está dando certo com você! Porque, me perdoem os não familiarizados, não dá para imaginar o Hard Rock sem a figura emblemática que se tornou o Dee Snider, sim, o ahn, glam da foto acima. Apesar de não ser de Los Angeles, não ter iniciado sua carreira primordialmente nos anos 80 e de ser, para mim, uma ramificação de Alice Cooper em suas performances no palco, o Twisted Sister tem sim a sua farofa. E ela não se resume em Dee Snider, por incrível que pareça.

Nascido em meados dos anos 70, com a intenção de banda cover, o Twisted Sister só conseguiu gravar o primeiro cd em 82, e nele está contido o primeiro clássico da banda, You Can’t Stop Rock N’ Roll. E nessa música, em particular, se percebe claramente a influência do Heavy Metal setentista do Deep Purple e do Black Sabbath, por exemplo, exatamente nos riffs ritmados e ágeis, características base do estilo. Mas como o nosso papo semanal é a farofice e o hard rock cheio de plumas, pose e principalmente, atitude, vamos ao que interessa: O segundo álbum, intitulado Stay Hungry. Não que nesse cd não exista o Heavy, pelo contrário, é até mais notável. Se não fossem os clipes e refrões dos hinos do Twisted Sister, I Wanna Rock e We’re Not Gonna Take It:

 


 


Ambas se tornaram o auge dos anos 80, e o Twisted Sister se tornou uma das bandas mais populares no EUA na época. Populares ao ponto de Dee Snider ser consagrado como um ícone. Vale destacar que apesar da aparência nada amistosa, Dee é um bom moço. Ele foi uma das celebridades responsáveis pela criação do selo de Parental Advisory, aquele que aparece nos álbuns com músicas contendo mensagens de violência, sexo, drogas ou derivados. Enfim, tudo aquilo que as tradicionais famílias Americanas da década de noventa repudiavam. Snider foi lá, fez seu papel e o selo foi criado. Quer mais atitude que isso?



Viso que o Twisted Sister só não possui mais respeito entre os headbangers devido ao seu visual. Sim, aquela mesma história ridícula de “é banda de gay”, “esses caras são um lixo e precisam do seu visual para aparecer” e toda essa caretice. O que penso ser engraçado é o fato da banda fazer um Rock N’ Roll muito melhor e honesto –eles sempre foram essa papagaiagem, vão por mim, e nunca precisaram mudar em nada para obter o sucesso que tiveram na gringa- do que muita bandinha com o visual tão “do mal” espalhada por aí. Não vou citar exemplos, creio ser desnecessário em frente a magnitude do Sister. Então, só cala a boca e escuta. Se tiver gostado, é claro. Ou senão, saia por aí gritando que quer Rock! Já que estamos certos, somos livres e iremos brigar. Você vai ver!


4 comentários:

Anônimo disse...

Essa veia "fashion" do rock farofa me lembra muito o tecnobrega de Belém do Pará... a motivação deve ser a mesma!

^^(gostaria de ver a sua cara depois de ler isto aqui...)

Joyce Castello disse...

Cara isso é farofa demais pra mim!!

Carla disse...

Confesso que qndo vi o Snider levei um susto com a estética nada convencional dele. Até gostei do som, não tanto qto Skid Row e Poison, mãaaas... Concordo com a Joyce! Periga dar azia! uehueheuehuehe

Anônimo disse...

Adoro Twisted! não sabia q o Dee tinha criado aquele selo de Parentel Advisory mas ele deve ter criado isso para q os discos deles ficassem mais "ilegais" com aquele selinho na frente e assim vendessem mais para a malucada \o/

FAROFAAAA!