quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Reclama, sopra... mas no final, todo mundo come uma farofa! IV


Twisted Sister pode não ser muito conhecido pelo público não-farofeiro especializado. Mas o Bon Jovi é o ícone da Farofa para o público brasileiro, por ser uma das bandas do gênero mais populares por essas terras tupiniquins. Afinal de contas, a banda passou por várias trilhas de novelas(como o Poison e o Skid Row, já citados) e é dono das baladas mais traduzidas por
 programas de amor de rádios e televisão. Exato, aquelas que todo mundo conhece, como Always, Livin’ on a Prayer, I’ll be There for You, You Give Love a Bad NameNever Say Goodbye e todas aquelas outras que você acha familiar mais não sabem quem canta. Sim, elas são do Bon Jovi.

 Acho que gosto da idéia de classificá-los em uma nova categoria no mundo do hair metal, desenvolvida em meio aos meus devaneios: O farofa com mel. Sim, idéia totalmente inspirada em um certo comentário no post anterior que me fez pensar em hair bands e tecno brega como uma coisa só. Vamos lá gente, o Chimbinha é O cara na guitarra!

 Ironias à parte, a banda de New Jersey é bem invejada pelo público masculino, isso é fato. Afinal de contas, os caras era os hard nos anos 80, conquistavam o coração das mocinhas afoitas –groupies ou não- cantando que querem deitá-las em camas de rosas e todo esse blábláblá de roqueiro que pega mulher. E digamos que o Bon Jovi não precisava de truques da maquiagem para ficarem “atraentes”; como toda boa banda da época, o abuso dos brilhos e os peitos cabeludos (quase pombos a rurrulhar). Mas reafirmo: Isso não era necessário, já que todo mundo faz o trocadilho manjado com o Bom Jovi. E os caras são bons mesmo, em todos os sentidos. Tão bons que agora eles pagam de bons moços, produzindo CDs acústicos (que essa blogueira não recomenda), fazendo apenas musiquinhas lindas e com clipes comoventes. Será a nova estratégia de conquista?

'Til we ain't strangers anymore:

Voltando a nova classificação do Bon Jovi, vejo que a banda, digamos, evoluiu no conceito; as músicas românticas não são mais apenas melodramas e passaram a ser mais corriqueiras, com histórias e brigas, bem ao estilo da clássica Livin’ On a Prayer:

Com isso, interpreto o Bon Jovi atual como uma banda de Pop Rock. E por isso, eles vêm sendo massacrados pelos fãs saudosistas, que vivem no seu passado dourado e acham que músicos que tocam há mais de 20 anos a mesma coisa, deveriam  prosseguir com a mesmice e tentar fazer músicas anacrônicas. Há o sério problema da moda agora, e infelizmente, a moda das hair bands e o hard rock já passou. E Jon Bon Jovi precisa continuar sustentando a sua ninhada. Confesso que concordo com os que falam que o Bon Jovi caiu qualitativamente, faz parte. Mas definitivamente, não pode ser denominada como uma banda ruim, como muitos enchem a boca pra dizer. Pelo menos uma salva em nome das suas tão boas baladinhas antigas, que todo mundo fala mal, mas que quando ouve, canta com o coração,e sempre lembrando de como é boa uma farofa.

2 comentários:

Carla disse...

Bon Jovi é farofa com mel = FATÃO!
heueheuheueheuh Esses eu conhecia, adóoooro XD

Beijo biiga!

Monique Ludmila. disse...

Nossa, quantas vezes eu chorei ouvindo Always! Classicãooooooo!

Tay, tem surpresa pra você lá no blog!

=**